Resenha: “Contos Peculiares”, de Ransom Riggs

Confira a nossa opinião sobre Contos Peculiares, coletânea de contos baseados no universo de O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs.

600x350-LIVROS-CONTOS-PECULIARES.jpg

O livro dentro dos livros, Contos peculiares é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar.

Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série.

Apesar de fazer parte do universo de O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, Contos Peculiares difere tanto em abordagem quanto a seu foco.

Contos Peculiares, tem uma caracterização narrativa, juntamente com um enredo voltado mais para o lado infatil/juvenil. Inclusive, ótimo para ler para a criançada.

Com uma abordagem simples e divertida, a obra de Riggs nos trás alguns contos sobre os peculiares em tempos anteriores aos narrados em sua trilogia.

Tendo em conta a criatividade do autor e o fértil universo por ele criado, Contos Peculiares peca na quantidade de contos, Riggs poderia ter posto mais alguns para complementar o livro.

Os contos em sua totalidade tem um escrita fluida e leve, fazendo a leitura ser gostosa e até rápida. A criatividade dos contos os torna curiosos de se ler, mesmo tendo toda essa caracterização infantil.

Quando se trata dos cenários representados nos contos do livro, Riggs nos trás descrições bastante interessantes e consegue diversificar sua representação quanto a localidade dos acontecimentos. Já os personagens, possuem a mesma descrição criativa, porém não são tão aprofundados de forma única, mas como um conjunto, transparecendo mais uma vez uma característica de narrativas infantis.

Lançada pela Intrínseca, a edição tem um ótimo acabamento visual, com ilustrações muito bacanas feitas por Andrew Davidson.

Também um tanto inusitado, Contos Peculiares remonta a uma literatura simplista, porém criativamente escrita para se encaixar e abastecer as mentes dos fãs de Ransom Riggs.

11336005_579332368874244_155825790_n

Informações Gerais:
EditoraIntrínseca
ISBN9788551000533
Páginas: 208
Ano2016
Autor: Ransom Riggs

😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s