Resenha: “Se o vento diz”, de José Fernando Guedes

E tem resenha nova! Confira nossa opinião sobre Se o vento diz, coletânea de poesias do autor José Fernando Guedes.

se o vento diz.jpg

Uma visão muito particular da vida – por quem lida, no dia a dia, com a morte – está expressa de maneira delicada e suave, e ao mesmo tempo incisiva, nas poesias de Se o vento diz. O autor é o neurocirugião carioca José Fernando Guedes, cuja maior parte do tempo é dedicada à incrível tarefa de reparar a ‘morada da alma’, para ser mais poético, ou o ‘hardware mental’, para ser mais pragmático, de seus pacientes. O restante, ele investe na escrita e no manancial onde se abastece: a observação atenta da natureza. Os poemas de Se o vento diz refletem esses momentos de introspecção que deságuam em insights preciosos do autor, expostos em seus versos.

Se o vento diz, é uma obra que me trouxe uma perspectiva diferente de poesias com relação aos meus últimos livros lidos.

Com uma abordagem mais breve e direta, José Fernando transmite sua produção poética de forma simples, mas cheia de significado. O autor não só transmite suas obervações através de poesias tocantes, como nos leva a enxergar suas observações, muito além dos versos.

Em Se o vento diz, José sensibiliza as palavras por meio de uma narrativa um tanto melancólica, com a qual interpreta momentos vividos de forma simples, mas sentimentalmente pontuais.

Gostei da obra de José justamente por esses fatores, é algo simplista, mas tocante, direto e sem nenhum tipo de exageros. A partir dessas poesias, temos perspectivas marcantes e sóbrias.

Nesse livro, o vento não apenas diz, mas também transmite, sejam sensações ou melancolias de um observador que vê a vida passar diante de seus olhos e correr por entre seus dedos.

11652075_579332818874199_304993955_n

Informações Gerais:
Editora: Imprimatur
ISBN: 9789550439485
Páginas: 68
Ano: 2016
Autor: José Fernando Guedes

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s