Resenha: “A Alquimia da Tempestade”, de D. G. Ducci

Fala pessoal! Tudo bem? Hoje trago pra vocês a resenha de A Alquimia da Tempestade e outros poemas,  obra nacional de D. G. Ducci. Confere só!

alquimia_capa

Valendo-se das estruturas e métricas clássicas e de um amplo domínio da língua, esta alquimia poética de D. G. Ducci traz uma verdadeira jornada pela história da poesia, mesclando o Romantismo ao clássico Árcade, e dialogando com a tradição shakespeariana em forma de soneto. Da Brisa ao Vento, do Vento à Chuva, e desta até o Furacão, Ducci constrói com habilidade e inventividade uma quase-autobiografia poética bastante original.

Não posso deixar de admitir que Alquimia da Tempestade me surpreendeu. Fazia certo tempo que não lia algo do gênero, mais tempo ainda que não lia algo escrito com tal fervor.

De uma originalidade incontestável, Ducci transforma A Alquimia da Tempestade em uma obra de escrita rebuscada e conteúdo literalmente tempestuoso.

Imersos em métricas clássicas transitando do romantismo ao clássico árcade, os poemas apresentados no livro são nitidamente fervorosos e vão da calmaria a tempestade.

Agarrando-se em sua maioria a sonetos, o autor nos transmite literais sentimentos de confusão, olhares não correspondidos e paixões que agarram o eu lírico. Tal coletânea de poemas traz a nítida transição entre a brisa e a tempestade.

Bucólico? Melancólico? Também. Mas fui realmente surpreendido pelo choque entre a influência do romantismo de Álvares de Azevedo e a contemporaneidade de versos mais soltos, palavras mais libertas e rimas internas.

A Alquimia da Tempestade não traz apenas o sofrimento de um ultrarromântico em poemas quase autobiográficos, mas sim, a apreciação pelo detalhismo ao ser observador de uma vida passageira e de pessoas incógnitas.

Nessa obra, não somos leitores apenas de uma métrica escrita com esmero, e que esmero, mas espectadores distantes de uma tempestade emocional, que se forma  lenta e gradual, misturando em uma alquimia de desejos, sentimentos e sensações elementos que se chocam em algo fervoroso e resultam nessa leitura de poemas que concluem a maturação do autor e obra.

11652075_579332818874199_304993955_n

Informações Gerais:
Editora: 7Letras
ISBN:  9788542104578
Páginas: 105
Ano2017
Autor: D. G. Ducci

😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s