Resenha: “O sol é para todos”, de Harper Lee, publicado pela José Olympio

Um clássico não precisa ser chato e o Sol é para todos mostra isso
downloadInformações Gerais
Título original: To kill a mockingbird
Editora: José Olympio
ISBN: 9788503009492
Páginas: 364
Ano: 2015
Autor: Harper Lee
Nota Skoob: 4,6

Quando se fala em livros clássicos, já vem à mente a ideia de um livro rebuscado, com palavras difíceis, termos antiquados e ritmo lento. Não é preciso que seja assim. E um dos mais aclamados livros da literatura estrangeira nos mostra isso. O sol é para todos, de Harper Lee, escrito em 1960, toca na ferida do preconceito racial, e continua, ao mesmo tempo, atual e clássico.

Em 1932, a sociedade de Maycomb, cidade do estado do Alabama, Estados Unidos, convive com a crise financeira originada em 1929, e também com o racismo. Não é o racismo velado, mas sim escancarado, no qual o preto é preto e nada além disso. Não significa, tampouco acrescenta, algo à sociedade. Mas nem todos são assim. Além de alguns personagens, os protagonistas Jem e Scout Finch, filhos de Atticus, um advogado, são crianças que precisam crescer em meio a essas pessoas e ao racismo. Como acontecimento principal, Atticus vai defender um negro acusado de violentar sexualmente uma branca.

Diferente do que pensei antes de iniciar a leitura, o livro não é todo narrado a partir do julgamento de um negro. Este é um dos fatos narrados ao longo do livro, que principalmente retrata como vive esta sociedade. O julgamento é o fato derradeiro, mas não principal. O pano de fundo, de fato, é o preconceito e como lidar com ele. E através da narrativa de Harper, em momento algum duvidamos de que as coisas são como estão postas, uma vez que setenta anos depois ainda somos testemunhas de atitudes muito parecidas.

715VLP6M-OL

Capa original

Mas sem dúvida o que mais encanta em todo o livro é a protagonista. Scout tem 7 anos e nos conta de forma muito singela e inocente como vê aquela sociedade em que vive. Uma personagem ricamente construída. Tem uma personalidade forte e meiga ao mesmo tempo. Muitas vezes vemos crianças narrando livros sem que consigamos distinguir se de fato é uma criança pela falta de tato do autor. Em O sol é para todos, não. Harper consegue imprimir uma escrita bastante convincente com a idade da menina.

Ela e o irmão, ao lado de outros personagens muito bem construídos, vivem as mais variadas situações. São crianças, por isso a maior parte delas são confusões, típico da idade. São curiosidades e medos que conseguem relatar em sua essência tudo aquilo que a autora promete. O desenvolvimento da história é bem conduzido. Não existem grandes fatos surpreendentes ou reviravoltas, como aquelas que estamos acostumados em livros recentes. Mas mesmo assim a leitura é rápida e ágil.

harperlee-1

A autora Harper Lee

Harper teve todo o cuidado e sensibilidade ao escrever sobre o tema, mesmo lá em 1960. Esse, no entanto, foi um dos dois problemas que observei ao longo do livro. Queria ver mais forte o preconceito enraizado naquela sociedade. Só vemos isso de forma mais intensa durante o julgamento, mas é pouco. Reitero: o assunto é delicado e precisava deste cuidado em especial pelo ano que foi escrito. Mas eu, como leitor, queria um pouco mais. Outro fato foi o fato de que em alguns momentos, a narrativa anunciava que os protagonistas iriam se meter em algum grande problema, mas depois, em sua explicação, não era o que acontecia. Criava uma expectativa desnecessária.

Enfim, Harper Lee é uma grande escritora e demonstrou isso em seu primeiro e quase único livro – o outro só veio a ser publicado em 2015, depois de ser encontrado escondido numa caixa. A sensibilidade presente em todas as páginas chega a comover. Não seria exagero em afirmar que Scout seria um retrato da própria autora. É mais do que merecedor o livro ser tão aclamado e ser considerado um dos principais clássicos dos Estados Unidos – ele também já virou filme e quero muito assistir. Afinal, livro clássico não precisa ser chato de forma alguma.

Notas 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s