Resenha: “Jantar Secreto”, de Raphael Montes, publicado pela Cia das Letras

Temos um grande autor nacional: Jantar Secreto não deve em nada para os grandes sucessos internacionais
downloadInformações Gerais
Título original
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535928358
Páginas: 360
Ano: 2016
Autor: Rahpael Montes
Nota Skoob: 4,5

Jantar Secreto é um livro que chega de mansinho e conquista aos poucos, para, no fim, se tornar inesquecível. Obra do brasileiro Raphael Montes e alvo de várias críticas positivas, das quais, inclusive, pude compartilhar, a história é surpreendente, apesar de haver alguns clichês, mas que, em função do produto que você tem em mãos, nem chega a atrapalhar. Baseado numa premissa ousada e delicada, Jantar Secreto pode até fazer o estômago revirar, mas o prazer da leitura supera tudo isso.

O livro narra a história de um grupo de quatro amigos, que sai do interior do Paraná para viver os perigos e as delícias de uma cidade grande, que é o Rio de Janeiro. A mudança aconteceu porque eles vão ingressar na faculdade e escolheram a cidade maravilhosa para se estabelecer. Vivendo juntos, eles enfrentam os perrengues e as delícias da nova vida. Até que um problema no pagamento do aluguem do apartamento pode mudar tudo isso. Devendo mais de R$ 25 mil, o grupo se vê sem saída e a alternativa mais inesperada surge: servir jantares secretos à base de carne humana.

Eu gostei tanto deste livro que é até difícil enumerar os itens a falar. Tentarei soar objetivo destacando os pontos positivos e negativos. Mas é preciso diz que, primeiramente, Jantar Secreto vai muito além do que esta sinopse nos mostra. Depois, o livro acontece naturalmente. Ele narra a história de quatro rapazes do interior e os fatos que vão acontecendo não soam forçados, e sim conseguem passar uma verdade ao leitor. Por isso, é necessário dizer que a obra é, antes de tudo, uma história de quatro pessoas que enfrentam os dramas da vida, a correria do cotidiano, as dificuldades do amadurecimento. As atitudes tomadas são apenas as consequências.

Jantar Secreto é um livro de poucos personagens. Os quatro que mais nos interessam são os protagonistas. Dante, homossexual assumido, formado em administração, trabalha em uma livraria. Miguel, mais ajuizado deles, formado em medicina, trabalha num hospital. Hugo, o mais ogro e “escroto” de todos, formado em gastronomia, mas sua personalidade o impede de trabalhar em um único lugar por muito tempo. E Leitão, o mais desleixado de todos, que largou a faculdade de Ciência da computação, e vive no seu quarto comendo e vendo pornô. Outros dois personagens, menos importantes, merecem ser mencionados: Cora e Umberto. São importantes para a história.

O livro anda muito rápido. Começamos quando os protagonistas estão chegando ao Rio de Janeiro e poucas páginas depois os quatro anos de faculdade já se passaram. Agora vamos nos deparar com a realidade “adulta” deles. Com um texto muito ágil e uma escrita que merece destaque, vamos rapidamente sendo inseridos na história sem muita dificuldade. Apesar de os quatro protagonistas serem um pouco complicados e de deixar a desejar um aprofundamento à personalidade deles, vamos nos apegando a eles e à trajetória que estão seguindo.

Os poucos problemas que observei ao longo da leitura foram os clichês, que são vários. Mas graças à grande história que o autor criou, eles não atrapalham, embora quando você esteja lendo, dê aquela balançadinha de cabeça. O que também não chegou a convencer foi a motivação para iniciar o jantar de carne humana. A dívida de R$ 25 mil é realmente um fato a se preocupar, mas eles teriam várias saídas para resolver o problema. E a sugestão peculiar nasce, aparentemente, de uma brincadeira. Mas conforme a história desenrola, tudo vai se encaixando. Outro ponto com problema: o livro começa com uma espécie de desfecho da história e quebra o clima de alguns momentos-chave que o autor criou. Alguns suspenses perderam o sentido em função disso.

raphael_montes

O autor Raphael Montes

Há humor leve na história, de fazer o leitor dar alguns risinhos, o que quebra o clima tenso e pesado que o livro traz. As descrições do autor são ótimas. Várias vezes, e isso é muito raro, senti meu estômago revirando pensando na carne humana. É tudo muito detalhado e não recomendado para pessoas com estômago mais fraco rs. A história me fez rever quanto a procedência daquilo que comemos fora de casa. Eu vou pensar algumas vezes antes de me alimentar em qualquer lugar. Outra grande discussão do livro é sobre comer carne ou não. Certamente muitos leitores vão repensar e, quiçá, se tornarem vegetarianos. Em vários momentos o autor aborda o tema, dizendo que o ser humano se alimenta de carne bovina, suína ou frango, mas o que faz ele não aceitar a carne humana?

O mais instigante de Jantar Secreto é que de um livro totalmente despretensioso sobre quatro amigos que, endividados, começam a elaborar jantares secretos com carne humana, surge uma grande história de suspense e mistério, cheia de detalhes complexos. Da metade para o fim do livro, não conseguia largá-lo e, desculpem qualquer trocadilho, devorava cada página devido ao crescimento que a história tinha. Na reta final, em torno da últimas cem páginas, a trama fica ainda mais eletrizante. Chegava a ler tremendo de nervosismo ou ansiedade, o que é muito raro.

Sem falar no cuidado gráfico da editora Companhia das Letras. A capa é linda. O corte das páginas é em vermelho. A diagramação é bem feita, com bons espaçamentos e fonte/letra e cuidados de revisão. Sem dúvida alguma, Raphael Montes é o grande nome da literatura moderna nacional. E, muito além disso, Jantar Secreto não deve em nada para livros internacionais famosos. Aliás, é melhor de muitos que já li. Não só cinco estrelas, como favoritado para história que parece simples, mas é cheia de detalhes que vão se juntando aos poucos e fazendo todo o sentido. Toda ponta solta vai se encaixar e isso deixa o leitor muito satisfeito, com direito a reviravoltas até quase a última página – e, confesso, que eu tinha previsto lá atrás.

Notas 5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s