Resenha: “Emperor of Thorns”, de Mark Lawrence

Fala galera! Tudo certo? Hoje trago para vocês a resenha de Emperor of Thorns, último livro da Trilogia dos Espinhos, escrita por Mark Lawrence e publicada no Brasil pela DarkSide Books. Confira!

 Capa_emperor_of_Thorns1.png

O mundo está dividido e o tempo se esgotou completamente, deixando-nos agarrado aos dias finais. Estes são os dias que nos esperaram por todas as nossas vidas. Estes são os meus dias. Eu vou estar diante da Centena e eles vão ouvir. Vou tomar o trono, não importa quem está contra mim, se vivo ou morto. E se eu devo ser o último imperador, farei disso um final e tanto.

A aclamada Trilogia dos Espinhos chega ao seu grande final, depois de termos acompanhado a dolorosa e supreendente infância e adolescência de Jorg Ancrath em Prince of Thorns e King of Thorns, com todo o brilhantismo, charme, violência extrema e total crueldade deste egomaníaco romântico. Conforme Jorg cresce, seu caráter muda e ele parece encontrar algum equilíbrio em suas tendências sociopatas. Em Emperor of Thorns, vamos novamente tomando contato com as atribulações de Jorg e sua fixação em conquistar o Império Destruído com saltos entre o presente e o passado, assim como Mark Lawrence já havia feito no volume anterior. Com isso, vamos descobrindo, desvendando e nos surpreendendo com o mundo onde a história se passa e com as saídas e escolhas nada tradicionais ou lógicas que Jorg se vê obrigado a tomar em seu caminho ao trono.

Emperor of Thorns é o que eu dirigia de um desfecho incrível para uma trilogia genial. Finalizando a saga de Jorg em sua tentativa de tomar o trono do Império, Lawrence se mostra muito mais desinibido e fluente ao correr com os relatos e acontecimentos ao longo das páginas, e isso instiga o leitor durante a leitura  de forma que nos faz querer saber mais e mais do que acontece.

Durante toda a trilogia, Lawrence intercala a narração, entre passado e presente, mas apenas nesse último livro conseguiu realmente encaixar de forma ordenada e conexa os acontecimentos, dificultando a confusão do leitor pela mudança temporal.

Com menos personagens, os que ainda são retratados na história, tem seu desenvolvimento escrito com mais afinco e liberdade, nos fazendo ter uma atenção a mais com todos e facilitando o acompanhamento dos mesmos durante a história.

Todo o enredo continua impecável, e mais bem trabalhado ainda, assim como cenário em que tudo se passa, como tenho comentado desde a resenha do primeiro livro.

Por trás de toda a escrita de Lawrence, é dever do leitor perceber nessa trilogia, que acima de tudo, os livros não tratam exclusivamente de uma disputa de tronos, ou de um mundo devastado pela guerra dos Construtores, mas sim das ambições e vinganças de Jorg, sua mente um tanto doentia e todo um jogo de loucura envolvendo a tudo e a todos. São os conflitos que realmente permeiam e dão a característica de única para toda a trilogia.

Eu diria que Emperor of Thorns é empolgante e não nos faz descansar até que saibamos o que acontece. Do começo ao fim somos surpreendidos e passamos a entender mais ainda de todos os personagens. Somos postos de frente a um jogo cheio de peões, onde no final o que importa é tornar o mundo um lugar que faça sentido novamente.

Continuando com a linha sanguinária e cheia de vinganças ambiciosas, Emperor of Thorns traz um desfecho um tanto inesperado, que particularmente não me conquistou, mas que talvez, conquiste você. Então, o que está esperando para embarcar nesse universo caótico e sanguinolento de Mark Lawrence?

11652075_579332818874199_304993955_n

Informações Gerais:
Editora: DarkSide
ISBN:  9788566636352
Páginas: 532
Ano: 2014
Autor: Mark Lawrenc

Confira aqui a resenha do primeiro livro da trilogia!

Confira aqui a resenha do segundo livro da trilogia!

😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s