Resenha: “Donnie Darko”, de Richard Kelly

Fala galera! Tudo certo? Que tal começar a semana com resenha nova? Confira a nossa opinião sobre Donnie Darko, de Richard Kelly, livro lançado pela DarkSide Books, baseado no filme de mesmo nome, dirigido também por Kelly.

Naruto -5 - Copia (83) - Copia - Copia.png

A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo (contagem regressiva em 28:06:42:12), e pelo Dia das Bruxas, Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, diálogos reticentes entre pais e filhos, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado.

Além do roteiro original, Donnie Darko, o livro surpreende pelo conteúdo extra. A começar pelo prefácio exclusivo, assinado por Jake Gyllenhaal. O astro de sucessos como Zodíaco, Soldado Anônimo, Príncipe da Pérsia e O Segredo de Brokeback Mountain, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, até hoje é parado nas ruas por admiradores que querem saber sua opinião sobre o que realmente Richard Kelly quis contar em seu filme de estreia.

Donnie Darko é o livro que chamamos de complementar, e de fato ele vem para acrescentar e proporcionar um melhor entendimento aos fãs ou curiosos que já assistiram ao longa de mesmo nome dirigido por Richard Kelly.

Se você ainda não sabe, o livro Donnie Darko é uma adaptação do filme e traz uma gama de conteúdo para todo leitor, fã ou curioso acerca do primeiro filme dirigido por Kelly. E que filme! Alguém conseguiu entender ele? Ou aquele final???

Se sua resposta é não, recomendo não só rever o filme, mas ler a edição publicada pela DarkSide.

A diagramação da editora não só continua exemplar, mas todo o conjunto de informações contidas no livro, provam a capacidade da editora para publicar livros baseados em filmes, já que a editora é ótima em trabalhar com o lado visual de suas publicações sabendo manejá-lo muito bem.

Esse livro de certa forma me surpreendeu, não por sua história, ou conteúdo específico, mas por sua organização e “extras”.

Ao ler e conhecê-lo, temos a nítida impressão de que foi publicado única e especificamente para complementar todo o universo dirigido por Kelly, e assim nos esclarecer muita coisa e até nos deixar mais ávidos.

Com longas páginas reservadas para uma entrevista com o diretor do longa, podemos conhecer não só os objetivos e e até o trabalho de Kelly ao dirigir Donnie Darko, mas também podemos ter uma noção mais aprofundada do longa, além de ter a visão mais aguçada ao olhar para todo o trabalho envolvido e conseguirmos compreender seus objetivos.

E após isso você pode até me perguntar. “Ok, E o livro? É diferente do filme?”. Obviamente que não, e se você pensa que é um enredo corrido, e estruturado literalmente como em qualquer livro, está enganado, pois o que a editora nos trás, assim como Kelly, não é uma história em si no formato que conhecemos, mas o roteiro original de Donnie Darko, o qual nos apresenta algo um tanto mais palpável na forma de diálogos e cenários onde eles ocorrem.

Assim como o filme, o livro nos faz viajar, em acontecimentos avessos e estranhos. Nele conhecemos Donnie e seus problemas, além de transmitir uma cotidianidade e parte de uma sociedade preconceituosa e tradicional. Sem falar no enfoque ao cotidiano adolescente e rebelde. Com o livro também temos uma instigação ao tentar entender e raciocinar o que se passa ao longo dos acontecimentos, assim como conhecemos os lados misteriosos de alguns personagens e somos postos frente a frente às turbulências emocionais de cada protagonista, cada um com seus problemas, cada um com uma instabilidade.

Kelly revive através de Frank ( o coelho que aparece para Donnie), o lado psicótico, instável e assombroso de Donnie, e durante as páginas (ou cenas), vamos percebendo que tudo na verdade é um combate entre Donnie, que quer entender e sobreviver ao “fim do mundo”, e Frank que induz Donnie na tentativa de concertar a realidade e ordenar o universo quando invadido pela queda de uma turbina de avião misteriosa. Então o que temos é um jogo de manipulações para evitar o colapso da realidade, mas que acaba colapsando a mente de Donnie.

Nessa edição, nos encaramos com a mesma realidade e indagações apresentadas no filme. Conseguimos captar o lado problemático de Donnie e os acontecimentos a sua volta, assim como a presença das pessoas com quem ele convive e suas ações, mas com uma superficialidade bastante presente, a qual o filme consegue preencher de forma melhor, então se você procura algo mais detalhado e aprofundado como história, Donnie Darko, o livro, não te trás isso. Quem traz toda uma ótima fotografia, trilha sonora de fundo e acontecimentos mais descritivos é o filme, o livro só traz o roteiro do mesmo.

E por seu formato (roteiro), a leitura se torna muito rápida e simples, onde as coisas simplesmente vão acontecendo conforme o filme.

Para complementar, a edição conta com as páginas do diário da Vovó Morte, e aí sim podemos realmente entender muita coisa. E posso dizer,“Que Viagem!”.

As ilustrações também são ótimas e estão presentes do começo ao fim do livro, assim como cenas do filme nas últimas páginas.

Sem dúvidas é um livro muito bom que complementa o filme, por isso recomendo assistir ao filme antes e depois ler o livro. Com essa leitura conseguimos digerir melhor o longa e entendê-lo de uma forma mais específica, sem falar na qualidade da edição pra ter na  sua estante hehe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

11652075_579332818874199_304993955_n

Informações Gerais:
Editora: DarkSide Books
ISBN 9788566636994
Páginas: 254
Ano: 2016
Autora: Richard Kelly

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s