Resenha: “A Morte da Luz”, de George R.R. Martin

Fala pessoal!! Tudo bem com vocês? Hoje eu trago aqui no blog a minha opinião sobre A Morte da Luz, o primeiro livro do escritor George R.R. Martin, publicado no Brasil pela editora LeYa. Confira!

A-Morte-da-Luz-George-R-R-Martin-1639207.jpg

Primeiro livro escrito por George R. R. Martin, autor da renomada série “Crônicas de Gelo e Fogo” foi premiado com os principais prêmios do mundo de fantasia e ficção científica. Desde essa primeira história o autor já mostra o que o tornaria mundialmente famoso, seus personagens que não são nem vilões, nem heróis, mas sim seres complexos como todos nós.

Um planeta está prestes a morrer, seu caminho se afasta das estrelas que trazem vida àquele lugar. Suas 14 cidades, construídas rapidamente quando o planeta passou por perto de uma grande estrela, também estão moribundas.

Worlorn não é o planeta que Dirk t’Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente.

Ao comprar A Morte da Luz eu não criei nenhuma expectativa sobre o livro, pois já tinha lido algumas críticas e resenhas, mas de uma forma deprimente o livro se mostra algo que não se deve esperar nada durante a leitura.

Não estou subjugando de forma alguma a qualidade da obra, muito pelo contrário. Por ser a primeira obra de Martin, podemos perceber através do enredo, muitas incertezas de todo escritor iniciante, assim como uma leve crueza para como narrar.

Todo o enredo, é muito bem estruturado e fácil de se acompanhar. O ambiente retratado no livro é algo que gostei bastante, Martin nos trás algo exótico e curioso, além de bem trabalhado.

Os personagens são completos e apresentados de forma bastante clara, onde podem ser vistos de perspectivas diferentes e interpretados de formas individuais.

É nesse livro que podemos perceber o talento de Martin para criar universos complexos e completos, junto com personagens originais em relações interpessoais diversas. Sua habilidade para abordagens diretas é impressionante, tratando e encaminhando a ocorrência dos acontecimentos com maestria.

O grande fato que prejudica esse livro é a questão de o autor ter baseado o enredo, na paixão já morta entre um casal e na busca de ambos tentarem sobreviver aos conflitos, após terem tentado fugir para uma conciliação fracassada, porém tudo isso não é estruturado com algum sentido que nos faça entender e ver algum real objetivo em todos os acontecimentos, o que realmente me fez ser indiferente quanto a leitura.

Como dito, em A Morte da Luz temos um universo muito bem estruturado, com personagens originais, todo um enredo diversificado e ótimo de se ler e conhecer, mas os objetivos de toda a história não chegam a se esclarecer por completo.

Temos uma monotonia bastante inquietante durante grande parte do livro, questão que só se reverte no final, quando temos um pouco de ação na leitura e somos sujeitos a certa apreensão.

O final, na minha opinião, não poderia ser mais vazio e incerto. Sim, eu odeio livros com finais inacabado ou incertos. Tudo bem que o final de A Morte da Luz por si já é bastante incompleto (um incompleto que não trás nada daquele charme que muitos autores acham que trás), mas nesse caso também chega a ser chato. Nós leitores que já conhecemos outras obras do autor, sabemos de sua capacidade autoral e Martin pecou ao deixar desejar no final do livro, onde é certo que poderia ter dado uma melhor conclusão para todo o enredo.

11651013_579332815540866_1846829871_n

Informações Gerais:
Editora: LeYa
ISBN:   9788580444926
Páginas: 336
Ano: 2012
Autor: George R.R. Martin

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha: “A Morte da Luz”, de George R.R. Martin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s