‘Tinder dos livros’ quer espantar o preconceito na hora de escolher livros

A pesquisa Retratos da Leitura apresentada recentemente mostrou que a capa está na quinta posição no ranking dos fatores que influenciaram os leitores brasileiros na hora de escolher um livro. Uma plataforma quer inverter essa lógica. Estamos falando do Book 4 You, apontada por alguns como o “Tinder dos livros”. A plataforma foi lançada em 2015 apenas na versão desktop, mas planeja melhorias e versões mobile para breve. Ao contrário do que acontece no aplicativo de encontros amorosos, no entanto, o Book 4 You não induz seus usuários a se levar apenas por um rostinho bonito. “Enquanto que no Tinder, você primeiro vê se a pessoa é bonita e só depois vai saber se ela é ou não interessante, no Book 4 You, nós apresentamos a sinopse, se o usuário gostar do que leu e der ‘match’ com o livro, ele poderá ver a capa. O conteúdo vem antes da capa. A gente evoluiu o conceito do Tinder”, brinca Cassio Bartolomei, fundador da plataforma que hoje tem como sócios Maria Fernanda Rodrigues, titular da coluna Babel, e Thiago Porto (PerSe).

livros-ferias

Funciona assim: o usuário que se cadastra tem acesso a um acervo de sinopses. Ele lê a sinopse e vai optar entre gostar (simbolizado por um coração) ou não gostar (um “X”), exatamente como acontece no Tinder. Se ele gosta do livro, a plataforma mostra a capa e dá a chance de comprar o livro através de uma das lojas parceiras (atualmente, a Book 4 You trabalha com Amazon, Cultura, Saraiva e Submarino).
As taxas de conversão, segundo Cassio, ainda são baixas, em torno de 1%, mas o trio aposta no crescimento desse índice tão logo seja lançada uma nova versão do site e colocado no ar o aplicativo para celulares (Android e iOS). Cassio disse ao PublishNews que hoje, 80% dos acessos à plataforma é feito via mobile. Essas mudanças estão previstas para acontecer até o fim de junho.

Como tudo começou
Cassio morava em Campinas, interior de São Paulo, onde atuava como bancário. Em 2013, depois de se demitir e navegando pelo Facebook, viu um inusitado anúncio. Uma página sobre livros estava sendo vendida. Pagou pela Beco dos Livros – e seus 175 mil seguidores — R$ 1.200 e deu continuidade ao trabalho do antigo dono – publicar trechos de livros e fazer promoções. Naquele ano mesmo, Cassio lembra que faturou R$ 600 mil em vendas de livros, através de programas de afiliados, quando pessoas físicas ou páginas de redes sociais se associam a e-commerces para comercializar seus produtos e receber uma comissão em cima das vendas.

Em 2014, com mudanças nas políticas de visualizações das páginas do Facebook, Cassio viu a sua audiência cair drasticamente e, então, percebeu que precisava se profissionalizar. “Já tinha um público, precisava fazer algo mais profissional”, contou. Ainda em 2014, a ideia de Cassio foi adotada pela MidStage Ventures, aceleradora de startups que ajudou o empreendedor a dar formato ao seu projeto.
Em 2015, veio o primeiro aporte de capital. Cassio prefere não revelar o valor inicial, mas disse que foi suficiente para levantar a versão Beta do projeto e mantê-lo até o fim desse ano. Disse ainda que está previsto para breve um novo aporte de capital que dará fôlego ao projeto até julho de 2017.

Como está hoje, o Books 4 You tem 55 mil usuários, que garantem 140 mil acessos mensais. Cada usuário fica, em média, um minuto e oito segundos navegando pela plataforma.

Com o novo site e os apps para celular, o Book 4 You passará a ter novas funcionalidades. A primeira delas é que o usuário poderá construir três tipos de estantes nas suas bibliotecas: livros já lidos, livros já comprados e livros que quero comprar. Outra novidade será a possibilidade de criar listas próprias que poderão ser compartilhadas e seguidas por outros usuários, como acontece no Spotify, aplicativo de streaming de áudio. A nova versão trará também os preços dos livros. Quando o usuário der “match” com um livro, o próprio aplicativo trará um comparativo de preços entre as varejistas parceiras.

Via PublishNews

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s