Globinho lança livro infantil da poeta Sylvia Plath

Uma das poetas mais aclamadas do século XX e autora do romance A redoma de vidro, Sylvia Plath também se dedicou à produção para crianças. Agora a Globinho reúne no volume O livro das camas e outras histórias para crianças toda sua obra infantil: o poema que dá nome ao livro e o conto A cozinha da senhora cereja, inéditos no Brasil, além do conto O terno do não-faz-mal, que estava fora de catálogo.

GLivros_strip_51866_0_full

De maneira leve e divertida, Sylvia Plath transporta seus questionamentos existenciais para o universo infantil com a mesma genialidade que caracteriza sua obra adulta.

Publicado após a morte da escritora, em 1976, O livro das camas é um poema de ninar divertido e que estimula a imaginação das crianças ao falar de diferentes tipos de camas, como aquela que pode ser um submarino ou a cama polo norte.

A segunda história do livro, O terno do não-faz-mal, foi escrita logo depois de Plath dar à luz sua primeira filha. A narrativa encantadora acompanha um “terno macio, felpudo, novo em folha, amarelo-mostarda” que chega de presente à família Nix. Depois de passar por todos os homens da família, que não têm coragem de usá-lo, o caçula Max herda o tão desejado terno e vive momentos muito felizes. Com o espírito livre e desprovido de julgamento das crianças, o menino não se preocupa em se enquadrar em padrões da moda e nem se importa com que os outros vão dizer ou pensar.

A história que fecha o volume é A cozinha da Senhora Cereja. Com uma prosa leve, Sylvia Plath dá vida aos objetos da cozinha, que desejam desempenhar as funções dos outros utensílios, e cria uma reflexão sobre o papel de cada um no mundo. O Ferro quer assumir a direção do trabalho do primo Chapa de Waffles, a Máquina de Lavar deseja assar um pão de ló e o Fogão teima em passar as camisas do senhor Cereja. O caos é instaurado na cozinha e os duendes que vivem no cômodo devem limpar a bagunça antes do Sr. e da Sra. Cereja voltarem para casa.

Com tradução de Alípio Correia de Franca Neto, vencedor por três vezes do Prêmio Jabuti na categoria, e ilustração de David Roberts, a edição da Globinho de O livro das camas e outras histórias para crianças promete encantar os jovens leitores, assim como os pais que leem para os pequenos antes de dormir.

A autora

Sylvia Plath (1932-1963) nasceu em Boston, nos Estados Unidos, e foi uma das poetas mais aclamadas do século XX. Sua obra adulta, composta sobretudo por poemas, mas também por contos, crônicas, correspondência e um vasto diário, chamou atenção de um grande número de leitores pelo mundo. Ela é autora de A redoma de vidro e Desenhos, publicados pelo selo Biblioteca Azul. Sylvia Plath foi casada com o também poeta Ted Hughes, com quem teve dois filhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s