Manuscritos inéditos, cartas e fotos de Proust vão a leilão em Paris

Cartas (raras) a seu pai, manuscritos inéditos, desenhos, retratos de família: o universo íntimo do escritor francês Marcel Proust será leiloado pela casa Sotheby’s de Paris no dia 31 de maio.

15238551

No total, mais de 120 fotografias, manuscritos e cartas, bem como testemunhos sobre os amores, amigos e o trabalho do autor de “Em Busca do Tempo Perdido”, morto em 1922, serão colocados à venda pela sobrinha-neta do escritor, Patricia Mante-Proust, 41.

A coleção é estimada entre 520.000 e 740.000 euros, e reúne muitas fotografias. Há vários retratos de família -muitos com Marcel Proust- e retratos de seus amigos-amantes, o escritor Lucien Daudet e o pianista Reynaldo Hahn.

Também faz parte da coleção um dos mais famosos retratos de Proust, no qual o escritor, com cerca de 17 anos, posa de pé. Na frente, uma dedicatória de Lucien Daudet “a (seu) caro Marcel”. O valor desta foto é estimado entre 4.000 e 6.000 euros.

Outra mostra o escritor cercado por Lucien Daudet e seu amigo Robert de Flers. Por insistência de seus pais, Marcel Proust teve de recuperar todas as cópias desta foto tirada em 1896 para impedir a circulação da imagem considerada comprometedora (estimada entre 5.000 e 8.000 euros).

Entre os lotes mais emocionantes, há dois de apenas três cartas conhecidas de Marcel Proust a seu pai, que não conseguia entender que a literatura poderia ser um trabalho.

Em uma delas, datada de setembro de 1893 (estimada entre 10 mil e 15 mil euros), o escritor parece submeter-se à vontade do pai afirmando querer estudar “seriamente” para o “concurso das Relações Exteriores”, ressaltando ainda que “qualquer outra coisa que literatura e filosofia é uma perda de tempo”.

Finalmente, há cartas comoventes de Marcel Proust para Reynaldo Hahn, que é “realmente a pessoa junto com mamãe que eu mais amo no mundo.”

Publicado por Folha de S. Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s